Canal Youtube

download (1).png

41.3092.5058

41.9.8441.3413

Rene Seifert mergulhou no mundo dos pães de fermentação artesanal quando ainda era estudante de doutorado na Inglaterra. Hoje ele figura entre os grandes chefs de cozinha e encontros de gastronomia, além de oferecer cursos de introdução à panificação artesanal na colônia Witmarsum, a 70km de Curitiba,PR.

O professor Rene Seifert resgata saberes e sabores da panificação artesanal feita em casa e junto com a família.

SÉRIE DOCUMENTAL E YOUTUBE

mão na massa!

Pão da Casa apresenta a arte da panificação artesanal como ponto de partida para o resgate de  saberes, sabores e tradições da casa. Em cada episódio Rene Seifert convida a audiência a conhecer produtores e processos de produção, visitar padeiros e padeiras brasileiros que têm transformado a mistura de farinha, água, sal e fermento em arte. Tudo isso ligado ao universo da cultura maker, no melhor estilo faça você mesmo.

O projeto começou pequeno, passo a passo, do jeito que deve ser. A partir de um hobby que se tornou coisa séria, o René faz questão de deixar seu recado. Não se trata de saber a última técnica de panificação ou todas as receitas possíveis. Pão da Casa é antes de tudo um convite para a volta à cozinha, tudo no contexto da casa e da família. Junto com o pão aprendemos como se faz uma manteiga, como incluimos os filhos nas atividades diárias, como resgatamos a casa como centro de produção e não apenas de consumo. 

Um dos programas que influenciaram a criação desse projeto é a série britânica River Cottage, apresentada pelo chef faz tudo Hugh Fearnley. Esse programa é mais uma prova que a televisão britânica é disparada a melhor do mundo. Poucos países conseguem reproduzir a excelente estrutura narrativa das produções inglesas e o texto refinado que convida o telespectador a entrar na história. Em River Cottage o apresentador sai da cidade grande para morar no campo. Em sua nova casa, Hugh se vê obrigado a resgatar saberes que não são mais praticados na cidade. E lá vai ele plantar uma horta, criar galinhas, porcos, pescar o peixe do jantar, fazer armadilha para predarores, construir um celeiro, fazer uma geléia e assim por diante. O programa consegue sintetizar de forma muito competente vários aspectos desse movimento contemporâneo conhecido como os"novos rurais". Diversas famílias estão deixando as cidades para viver no campo, dentro de uma lógica bem diferente da vida urbana. 

O projeto Pão da Casa já tem uma pequena história no universo online. Ha cerca de 4 anos atrás começamos a gravar pequenas receitas para veicular no Youtube. Os vídeos que começaram bem simples tiveram um bom número de acessos e o canal pode então ser finalmente lançado. Hoje já estamos com 35 mil seguidores no Youtube e o objetivo é alcançar os 100 mil inscritos ainda em 2019. 

Segue abaixo algumas receitas do Canal Pão da Casa, você vai ver que fazer pão na cozinha de casa é muito mais fácil e prazeroso que você imagina.

Arquivo da família Seifert

Segue abaixo algumas receitas do Canal Pão da Casa, você vai ver que fazer pão na cozinha de casa é muito mais fácil e prazeroso que você imagina.

RECEITAS Pão DA CASA